Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump diz que Europa tem 'líderes fracos' e 'não sabe o que fazer'

'Alguns são realmente estúpidos', afirmou o presidente dos EUA

9 dez 2025 - 09h52
(atualizado às 10h04)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a atacar a Europa e afirmou que os líderes do continente são "fracos", em mais um sinal de distanciamento para um tradicional aliado americano no cenário internacional.

Donald Trump com líderes europeus na Casa Branca, em 15 de agosto
Donald Trump com líderes europeus na Casa Branca, em 15 de agosto
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Eu acho que eles são fracos", disse o republicano em uma entrevista ao site Politico, após ser questionado sobre sua visão a respeito dos governantes europeus. "Eu os conheço muito bem, alguns são amigos. Conheço os líderes bons, conheço os ruins, os inteligentes. Conheço os estúpidos. Alguns são realmente estúpidos. Mas não estão fazendo um bom trabalho", acrescentou.

Segundo Trump, os países do velho continente têm fracassado em controlar os fluxos migratórios, e alguns deles "deixarão de ser viáveis" se não mudarem suas políticas de fronteira. "Eu acho que eles querem ser politicamente corretos. Acho que eles não sabem o que fazer. A Europa não sabe o que fazer", destacou.

Além disso, o presidente prometeu se envolver em questões internas europeias e apoiar candidatos alinhados a ele, ainda que isso incomode lideranças locais.

"Eu já apoiei pessoas de quem muitos europeus não gostam. Eu apoiei Viktor Orbán", ressaltou Trump, em referência ao premiê de extrema direita da Hungria, conhecido pela linha dura contra migrantes e refugiados e por suas políticas contra a comunidade LGBTQIA+.

O republicano também minimizou a importância dos líderes da Europa nas negociações de paz entre Ucrânia e Rússia. "Eles falam, mas não produzem, e a guerra continua", disse o magnata, que ainda defendeu a realização de eleições para a sucessão do presidente Volodymyr Zelensky.

"Eles não fazem eleições há um bom tempo. Sabe, eles falam sobre democracia, mas chega um ponto em que não há mais democracia", afirmou.

Questionada sobre as falas de Trump, a porta-voz da Comissão Europeia, Paula Pinho, limitou-se a dizer que o bloco tem "muito orgulho de seus excelentes líderes". Já o conselheiro presidencial da Rússia para investimentos externos e negociador com os EUA, Kirill Dmitriev, elogiou as declarações.

"Trump diz a verdade sobre os líderes europeus", afirmou ele no X.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade