Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump descarta Zelensky em reunião com Putin e cita 'incômodo'

Presidente dos EUA disse esperar conversa construtiva no Alasca

11 ago 2025 - 13h28
(atualizado às 14h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descartou nesta segunda-feira (11) a possibilidade de seu homólogo da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, participar da reunião com o mandatário da Rússia, Vladimir Putin, na próxima sexta (15), no Alasca.

Donald Trump se reunirá com Vladimir Putin na próxima sexta-feira (15), no Alasca
Donald Trump se reunirá com Vladimir Putin na próxima sexta-feira (15), no Alasca
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O encontro colocará frente a frente os líderes das duas maiores potências nucleares do planeta para discutir uma solução negociada para a guerra russo-ucraniana, porém Kiev e a Europa manifestaram preocupação por não terem sido incluídas nas negociações.

"Ele não era parte disso", declarou Trump ao ser questionado por jornalistas na Casa Branca se Zelensky foi convidado para a reunião. "Eu diria que ele poderia ir, mas ele foi a muitos encontros. Ele está ali há três anos e meio, e nada acontece", acrescentou o republicano.

O presidente também disse esperar uma "conversa construtiva" com Putin no Alasca e que vai cobrar o fim da guerra na Ucrânia. "No fim desse encontro, provavelmente em dois minutos, eu saberei exatamente se um acordo pode ser feito ou não", assegurou.

Segundo ele, se houver necessidade, pode acontecer um encontro trilateral com Zelensky e Putin. "Mas quero organizar uma reunião entre eles, quero colocá-los sentados em uma sala", salientou.

O encontro da próxima sexta aumentou a expectativa para um acordo de paz entre Kiev e Moscou, porém também despertou preocupações na Europa sobre um possível cessar-fogo que faça a Ucrânia ceder territórios para a Rússia, hipótese que Zelensky rechaçou nos últimos dias.

"Eu fiquei um pouco incomodado. Vai haver algumas trocas de territórios, eu sei disso através da Rússia e de conversas com todo mundo, pelo bem da Ucrânia", assegurou Trump, que prometeu falar com o presidente ucraniano e líderes europeus assim que terminar a reunião com Putin.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade