Trump chega à Malásia, primeiro país do tour do presidente dos EUA pela Ásia
Republicano deve participar de encontros com os presidentes Lula e Xi Jinping. Viagem inclui reunião com a nova primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, e possível encontro com o líder norte-coreano, Kim Jong Un
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou à Malásia neste domingo, 26, para a primeira etapa de uma viagem pela Ásia. O itinerário inclui um encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, para discutir a guerra comercial entre as duas potências.
Segundo o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, ambos os países estão trabalhando nos "detalhes finais" de suas negociações comerciais antes de uma reunião de entre os presidentes, que está prevista para ocorrer esta semana na Coreia do Sul.
"Acredito que estamos avançando com os detalhes finais do tipo de acordo que os líderes poderão revisar", declarou Greer na Malásia.
Na chegada ao país, Trump dançou na cerimônia de boas-vindas, onde foi recebido pelo primeiro-ministro malaio, Anwar Ibrahim.
President Trump has arrived and so has the Trump dance! pic.twitter.com/j38AuigJSU
— Karli Bonne' ???? (@KarluskaP) October 26, 2025
Trump participou da assinatura de um acordo de paz entre Camboja e Tailândia. O americano também se encontra com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, durante uma visita de um dia a Kuala Lumpur, capital do país.
Na primeira visita à Ásia de seu segundo governo, Trump vai também à Coreia do Sul para participar da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).
A parte mais aguardada da viagem será seu encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, com quem espera assinar um acordo bilateral para encerrar a guerra comercial entre as duas potências.
O possível acordo impediria os Estados Unidos de impor tarifas adicionais de 100% à China, que entrariam em vigor a partir 1º de novembro.
Na segunda, 27, Trump vai à Tóquio, onde se encontrará com a nova primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi. Na última semana, Takaichi revelou uma conversa que teve com o americano.
"Estou ansiosa para trabalhar em colaboração com os EUA e com os nossos parceiros regionais em prol de um Indo-Pacífico Livre e Aberto", escreveu no X (antigo Twitter).
Had a good and candid conversation with @realDonaldTrump today and truly appreciated his warm congratulatory message on my appointment as Prime Minister. Together with him, I am determined to elevate the Japan-U.S. Alliance to even greater heights.
Starting tomorrow, I'll be…
— ???? (@takaichi_sanae) October 25, 2025
Na quarta, 29, na Coreia do Sul, Trump se reúne com Xi pela primeira vttez desde que retornou ao poder em janeiro. Autoridades sul-coreanas especulam a possibilidade de um encontro entre o americano e o líder norte-coreano, Kim Jong-un. /AFP