Trump aumenta 'taxa das blusinhas' e triplica tarifas sobre pacotes das chinesas Shein e Temu
Até este ano, remessas de até U$ 800 era isentas
O presidente americano Donald Trump assinou uma ordem executiva que triplica as tarifas previamente anunciadas sobre pacotes de baixo valor saídos da China para os Estados Unidos via sistema postal internacional.
A tarifa inicial definida pelo republicano sobre pacotes avaliados em menos de US$ 800 era de 30% do valor da remessa, com vigência a partir de 2 de maio. Agora, a tarifa passa a ser de 90% do valor da remessa, segundo informações da rede de TV americana CNBC.
Na semana passado, quando a isenção foi extinta, o plano de Trump era impor uma alíquota de 50% a partir de 1° junho. Até este ano, essas remessas, conhecidas como pacotes de minimis, estavam isentas de tarifas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A isenção beneficiava gigantes do varejo online chinês como Shein e Temu, que enviam produtos diretamente aos consumidores americanos pelo correio internacional.
Na tarde desta terça-feira, 8, a Casa Branca confirmou que as tarifas de 104% dos EUA contra a China começam a valer nesta quarta-feira, 9.
A China já havia dito que retaliaria com um aumento tarifário de produtos importados dos EUA. A Ásia foi o continente que recebeu as maiores tarifas.
Para o Brasil, alvo da taxa recíproca mínima de 10%, o "tarifaço" foi menos agressivo. Ainda assim, o país enfrentará efeitos indiretos da piora da economia global.