PUBLICIDADE

Mundo

Trump anunciará decisão sobre acordo com Irã nesta terça

Presidente deve romper tratado nuclear com Teerã

7 mai 2018 - 16h19
(atualizado às 16h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que anunciará nesta terça-feira (8), às 15h (horário de Brasília), sua decisão sobre o acordo nuclear com o Irã.

Trump anunciará decisão sobre acordo com Irã nesta terça
Trump anunciará decisão sobre acordo com Irã nesta terça
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo mensagem postada pelo mandatário no Twitter, o pronunciamento será feito na Casa Branca. A expectativa é de que Trump sacramente sua saída do tratado com Teerã, apesar das pressões dos outros signatários para mantê-lo.

O acordo foi assinado em 2015, por Irã, Estados Unidos, China, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e União Europeia e impõe restrições ao programa nuclear do país persa, em troca da retirada das sanções impostas à sua economia pela comunidade internacional.

Os EUA insinuam que Teerã não está cumprindo com suas obrigações, embora todos os outros signatários defendam que o tratado está sendo respeitado. Além disso, a Casa Branca gostaria que o pacto incluísse medidas contra o programa de desenvolvimento de mísseis do Irã, que rechaça renegociar os termos.

Segundo o presidente iraniano, Hassan Rohani, os Estados Unidos terão um "arrependimento histórico" se rasgarem o acordo. "O Irã não negociará com ninguém sobre seus mecanismos de defesa", declarou o mandatário no último domingo (6).

O tratado foi uma das bandeiras do governo de Barack Obama em política externa, mas Trump o considera um dos "piores" acordos já assinados pelos Estados Unidos.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade