Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump anuncia tarifa adicional de 25% sobre as exportações da Índia

Taxa se soma à 'tarifa recíproca' de 25% que já havia sido anunciada na semana passada; justificativa é a compra de petróleo russo pelos indianos

6 ago 2025 - 11h36
(atualizado às 11h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Trump impôs uma tarifa adicional de 25% sobre as exportações da Índia, elevando a taxa total para 50%, como resposta à compra de petróleo russo pelos indianos.
Donald Trump acena para a imprensa na Casa Branca, nesta terça-feira, 5
Donald Trump acena para a imprensa na Casa Branca, nesta terça-feira, 5
Foto: Win McNamee/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira, 6, uma ordem executiva que impõe tarifa adicional de 25% sobre a Índia, informou a Casa Branca na rede social X. A nova ofensiva é uma resposta à contínua compra de petróleo russo pelos indianos, de acordo com o decreto.

Na semana passada, a Casa Branca já havia informado que a Índia ficaria sujeita a uma tarifa recíproca também de 25%. Ou seja, os produtos indianos passarão a pagar uma tarifa de 50% - igual à imposta a boa parte das exportações brasileiras.

A sobretaxa entra em vigor 21 dias após a data da ordem e incide sobre mercadorias que entram para consumo ou são retiradas de armazéns dos EUA após esse período.

Pelo documento, o presidente diz ter recebido novas informações a respeito das ações da Rússia na guerra da Ucrânia, que representa "extraordinária ameaça" à segurança nacional americana. Para lidar com isso, o republicano descreve ser necessário "impor uma taxa ad valorem adicional sobre as importações de artigos da Índia, que está importando direta ou indiretamente petróleo da Federação Russa".

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade