Trump anuncia tarifa adicional de 25% sobre as exportações da Índia
Taxa se soma à 'tarifa recíproca' de 25% que já havia sido anunciada na semana passada; justificativa é a compra de petróleo russo pelos indianos
Trump impôs uma tarifa adicional de 25% sobre as exportações da Índia, elevando a taxa total para 50%, como resposta à compra de petróleo russo pelos indianos.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira, 6, uma ordem executiva que impõe tarifa adicional de 25% sobre a Índia, informou a Casa Branca na rede social X. A nova ofensiva é uma resposta à contínua compra de petróleo russo pelos indianos, de acordo com o decreto.
Na semana passada, a Casa Branca já havia informado que a Índia ficaria sujeita a uma tarifa recíproca também de 25%. Ou seja, os produtos indianos passarão a pagar uma tarifa de 50% - igual à imposta a boa parte das exportações brasileiras.
A sobretaxa entra em vigor 21 dias após a data da ordem e incide sobre mercadorias que entram para consumo ou são retiradas de armazéns dos EUA após esse período.
Pelo documento, o presidente diz ter recebido novas informações a respeito das ações da Rússia na guerra da Ucrânia, que representa "extraordinária ameaça" à segurança nacional americana. Para lidar com isso, o republicano descreve ser necessário "impor uma taxa ad valorem adicional sobre as importações de artigos da Índia, que está importando direta ou indiretamente petróleo da Federação Russa".