PUBLICIDADE

Mundo

Tóquio tem mais de 5,7 mil casos de Covid; Japão supera 20 mil

País enfrenta forte onda com vacinação lenta e avanço da Delta

13 ago 2021 - 13h49
(atualizado às 13h55)
Compartilhar
Exibir comentários

O avanço da pandemia de Covid-19 no Japão continua acelerado e tanto a capital, Tóquio, como o país bateram seus próprios recordes de contágios em 24 horas nesta sexta-feira (13).

Japão vê casos se multiplicarem nas últimas semanas
Japão vê casos se multiplicarem nas últimas semanas
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Enquanto a cidade registrou 5.773 contaminações, o Japão ultrapassou a barreira dos 20 mil casos diários pela primeira vez: foram 20.365.

O governador de Tóquio, Koike Yuriko, afirmou em entrevista à emissora "NHK" que a prefeitura "enfrenta a maior crise desde que a pandemia começou, o que pode ser um desastre". "Nós pedimos que cada um aja para proteger a sua própria vida", acrescentou.

Metade dos leitos hospitalares dedicados para pacientes com coronavírus Sars-CoV-2 estão ocupados e há 227 pessoas internadas em unidades de terapia intensiva (UTIs), também um recorde para a cidade.

Desde 12 de julho, a prefeitura de Tóquio e outras 13 áreas do Japão estão em estado de emergência.

Porém, desde o início da pandemia, o governo não impôs medidas restritivas duras como outros vizinhos asiáticos e ocidentais.

As regras consistem na limitação de horário para bares e restaurantes e a proibição da venda de bebidas alcoólicas durante a noite, mas não há lockdown.

Outro ponto crítico é a lentidão da campanha de vacinação que, de acordo com os dados do portal Our World in Data, apenas 48,8% da população iniciou o ciclo vacinal, sendo que 36,7% completaram as duas doses. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade