PUBLICIDADE

Mundo

Talibã anuncia proibição de universidades mistas

Classes serão separadas para homens e mulheres

29 ago 2021 - 10h08
(atualizado às 10h55)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Educação do Talibã anunciou neste domingo, 29, a proibição de aulas mistas em universidades públicas e privadas do Afeganistão a partir de agora.

Classes serão separadas para homens e mulheres
Classes serão separadas para homens e mulheres
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A informação foi publicada pela emissora afegã "Tolo News", que diz que o governo talibã determinou que homens e mulheres sejam colocados em classes diferentes durante as aulas.

"Eles continuarão a estudar em classes separadas, como a Sharia deseja", declarou o ministro Abdul Baqi Haqqani.

A medida é anunciada uma semana depois do grupo fundamentalista islâmico proibir as aulas mistas na província de Herat, que até junho passado abrigou uma base militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) chefiada pela Itália.

O Talibã continua a estabelecer um regime retrógrado e punitivo no Afeganistão, especialmente contra as mulheres. Uma proibição de "vozes femininas" também foi imposta nas estações de rádio e televisão de Kandahar, segundo o site India Today, além do veto à música "porque é proibida pelo Islã".

Hoje, em entrevista à Rai, o vice-reitor da Universidade La Sapienza de Roma, Bruno Botta, afirmou que 81 estudantes da instituição estão bloqueados em Cabul.

Conforme o relato, os nomes dos alunos estavam na lista do Ministério da Defesa para a transferência para a Itália, mas devido ao atentado suicida em Cabul eles não conseguiram chegar ao aeroporto.

"Noventa pessoas tinham que voltar para a Itália, incluindo 81 estudantes afegãos que logo os cursos na Sapienza deveriam começar. Com eles algumas crianças também", contou Botta.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade