PUBLICIDADE

Mundo

Tailândia quer controlar filme sobre resgate em caverna

Cinco produtoras já manifestaram interesse em contar a história

20 jul 2018 - 16h42
(atualizado às 17h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Cultura da Tailândia pretende instituir uma comissão para supervisionar os filmes a serem produzidos sobre os "Javalis Selvagens", time de futebol que ficou preso por duas semanas na caverna de Tham Luang, no norte do país.

Os jovens que foram resgatados de uma caverna na Tailândia
Os jovens que foram resgatados de uma caverna na Tailândia
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O anúncio foi feito pelo ministro Vira Rojpojchanatarat, após uma reunião na noite da última quinta-feira (19). Na semana que vem, a proposta será apresentada ao primeiro-ministro do país, Prayuth Chan-ocha.

A ideia é que a comissão seja formada por diversos setores do governo, entre eles os ministros da Cultura, do Turismo e das Relações Exteriores, além de profissionais do ramo cinematográfico. De acordo com Vira, cinco produtoras já manifestaram interesse em contar a história.

Apesar de o objetivo declarado da comissão ser "proteger os direitos dos jovens e do treinador", já se observa que as autoridades tailandesas tentam explorar a história para exaltar os méritos do governo no salvamento e promover uma reconciliação nacional.

A retórica utilizada pela junta militar que ocupa o poder no país desde 2014 é uma tentativa de adquirir legitimidade perante a população.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade