PUBLICIDADE

Mundo

Suprema Corte manda Trump entregar declaração de imposto

Donald Trump deve entregar os registros financeiros de suas últimas declarações de imposto de renda para as autoridades de Nova York

22 fev 2021 - 14h44
(atualizado às 15h00)
Compartilhar
Exibir comentários

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira (22) que o ex-presidente Donald Trump deve entregar os registros financeiros de suas últimas declarações de imposto de renda para as autoridades de Nova York, responsáveis pela investigação sobre transações suspeitas do republicano.

A medida foi tomada após o alto tribunal negar um pedido feito pela defesa de Trump, em 7 de novembro, para impedir que os documentos fossem disponibilizados a promotoria de Nova York.

As declarações, porém, ficarão sob as regras de sigilo da Suprema Corte, o que restringe a divulgação pública.   

Ex-presidente dos EUA Donald Trump
13/11/2020
REUTERS/Carlos Barria
Ex-presidente dos EUA Donald Trump 13/11/2020 REUTERS/Carlos Barria
Foto: Reuters

 A decisão é mais uma derrota para Trump, já que a Corte já havia decidido, em julho passado, que o magnata não estava imune ao inquérito por ainda ser presidente da nação.

O promotor do distrito de Manhattan, Cyrus Vance, determinou que Trump precisa entregar suas declarações de impostos dos últimos oito anos, de 2011 a 2018, às autoridades de Nova York.

A investigação apura alegações públicas de possível atividade criminosa na Organização Trump e cita investigações de jornas que concluíram que o ex-presidente pode ter inflado ilegalmente seu patrimônio líquido e o valor de suas propriedades a credores e seguradoras.

Além disso, o magnata teria destinado parte da verba eleitoral da campanha presidencial de 2016 para o pagamento de subornos.

Segundo o ex-advogado de Trump, Michael Cohen, o republicano, com o apoio de seus familiares, cometeu várias fraudes fiscais e bancárias durante os últimos anos.

Cohen foi detido em 2018 após afirmar ter pago pelo silêncio de duas mulheres, incluindo a atriz de filme pornô, Stormy Daniels, que acusavam Trump de ter mantido relações sexuais fora do casamento.

Em outubro de 2020, inclusive, o filho do ex-presidente americano, Eric Trump, chegou a prestar depoimento sobre as acusações.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade