PUBLICIDADE

Mundo

Deputado vai à Justiça contra Trump por invasão ao Capitólio

Democrata Bennie Thompson entrou com ação contra o ex-presidente e Rudy Giuliani

16 fev 2021 - 14h44
(atualizado às 14h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Um deputado democrata entrou com uma ação nesta terça-feira acusando o ex-presidente Donald Trump e o advogado Rudy Giuliani de conspirarem para incitar a invasão violenta ao Capitólio dos Estados Unidos no dia 6 de janeiro.

Ex-presidente dos EUA Donald Trump no aeroporto de Palm Beach
20/01/2021 REUTERS/Carlos Barria
Ex-presidente dos EUA Donald Trump no aeroporto de Palm Beach 20/01/2021 REUTERS/Carlos Barria
Foto: Reuters

A ação judicial do deputado Bennie Thompson, um democrata que preside o Comitê de Segurança Interna da Câmara dos Deputados, foi impetrada na Corte Distrital dos Estados Unidos em Washington.

O Senado dos EUA absolveu Trump de incitar a invasão ao Capitólio. A votação por 57 a 43 ficou aquém da maioria de dois terços necessária para condenar Trump sob a acusação de incitamento à violência após o julgamento de seu impeachment que durou cinco dias. Ele ainda pode ser processado.

"A insurreição foi o resultado de um plano cuidadosamente orquestrado por Trump, Giuliani e grupos extremistas como os Oath Keepers e os Proud Boys, que compartilhavam o objetivo comum de empregar intimidação, assédio e ameaças para impedir a certificação do Colégio Eleitoral", de acordo com um comunicado de imprensa anunciando o processo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade