PUBLICIDADE

Mundo

Sonda da Nasa envia vídeos de pouso ousado em Marte

23 fev 2021 - 13h09
(atualizado às 14h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Cientistas da Nasa apresentaram vídeos do pouso ousado de sua sonda em Marte na semana passada, mostrando vividamente o preenchimento de seu paraquedas supersônico sobre o planeta vermelho e um aerodeslizador movido a foguete assentando o laboratório científico sobre rodas na superfície.

Imagem enviada por sonda da Nasa após pouso em Marte
20/02/2020
NASA/JPL-Caltech/Divulgação via REUTERS
Imagem enviada por sonda da Nasa após pouso em Marte 20/02/2020 NASA/JPL-Caltech/Divulgação via REUTERS
Foto: Reuters

As filmagens foram registradas na quinta-feira por uma série de câmeras montadas em ângulos diferentes da espaçonave de vários estágios enquanto esta transportava o jipe Perseverance pela fina atmosfera marciana até um pouso suave dentro da vasta bacia batizada de Cratera Jezero.

Thomas Zurbuchen, administrador-associado de ciência da Nasa, classificou observar as imagens como "o mais perto que se vai chegar de pousar em Marte sem vestir um traje pressurizado".

A montagem de vídeo foi exibida a repórteres que esperavam um boletim virtual do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL), próximo da cidade norte-americana de Los Angeles, quatro dias depois do pouso histórico da sonda de astrobiologia mais avançada já enviada a outro mundo.

A Nasa também apresentou uma gravação de áudio curta, capturada por microfones do jipe após sua chegada, que incluiu o murmúrio de uma brisa suave - a primeira gravada no quarto planeta a partir do sol.

Uma foto da sonda suspensa de um guindaste momentos antes do pouso foi divulgada pela Nasa na sexta-feira como aperitivo do vídeo exibido na segunda-feira.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade