PUBLICIDADE

Mundo

Senado do Canadá aprova uso de maconha para fins recreativos

Projeto de lei que legaliza o consumo terá de passar pela Câmara

8 jun 2018 - 09h15
(atualizado às 10h05)
Compartilhar
Exibir comentários

O Senado do Canadá aprovou nesta quinta-feira (7) o projeto de lei que permite o consumo da maconha para fins recreativos em todo o país. O texto, agora, precisa ser votado na Câmara dos Deputados.

A iniciativa recebeu 52 votos a favor, 30 contrários e uma abstenção. Os que se posicionaram favoráveis à medida são aliados do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeu, que colocou a legalização da maconha como promessa de campanha.

Senado do Canadá aprova uso de maconha para fins recreativo
Senado do Canadá aprova uso de maconha para fins recreativo
Foto: EPA / Ansa

A nova lei irá permitir que maiores de 18 anos carreguem no máximo 30 gramas de maconha para uso pessoal. As províncias e territórios canadenses deverão projetar como será a venda da cannabis, além de estabelecer redes de distribuição.

É previsto que a nova medida entre em vigor neste ano, apesar do recesso legislativo de verão, entre julho e setembro, que deverá atrasar o processo.

"Criará um mercado estritamente regulado para a maconha, a manterá fora do alcance dos jovens e privará os delinquentes de lucrar", disse o ministro da Justiça, Jody Wilson-Raybould.

Por sua vez, o parlamentar conservador Dennis Patterson, que não aprovou a legalização da maconha no Canadá, criticou a medida.

"Eu acredito, e espero estar errado, que nós vamos pagar um preço intolerável e vamos nos arrepender depois. Haverá vítimas. Haverá doenças mentais. Haverá danos cerebrais. Haverá mortes", disse.

Veja também

Top Político: Maia afirma que votaria em Ciro Gomes (PDT) em um eventual 2º turno entre o pedetista e Bolsonaro:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade