PUBLICIDADE

Mundo

Senado argentino dá aprovação final a reforma econômica

21 dez 2019 - 12h29
(atualizado às 12h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Agustin Marcarian / Reuters

O Senado da Argentina deu no sábado a aprovação legislativa final para um pacote emergencial de reforma econômica, apontado pelo novo presidente Alberto Fernández como a melhor chance do país estimular o crescimento, reduzir a pobreza e domar a inflação.

A lei "Solidariedade social e reativação da produção" foi aprovada por 41 votos a 23 com uma abstenção no Senado, depois de ser aprovada na Câmara dos Deputados na sexta-feira, menos de duas semanas após a posse do moderado peronista Fernández.

O novo presidente enfrenta uma inflação de mais de 50% e uma economia que deverá encolher pelo terceiro ano consecutivo em 2020. Ele está em negociações de reestruturação sobre cerca de 100 bilhões de dólares em dívidas devidas a credores e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

As reformas visam mostrar aos credores que a Argentina está no caminho de um crescimento sustentável após anos de dificuldades.

"Este projeto de lei representa um novo tipo de ajuste fiscal para a Argentina, no sentido de tributar os ricos", disse o analista Julio Burdman, chefe da consultoria local Roger Data.

"Ele combina uma política econômica sólida com uma abordagem política progressista", acrescentou Burdman. "No passado, tínhamos austeridade ortodoxa sem sensibilidade social ou políticas inflacionárias sem racionalidade macroeconômica."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade