Rubio receberá María Corina Machado após depoimento sobre Venezuela
Secretário de Estado dos EUA detalha plano do governo para país sul-americano
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, receberá nesta quarta-feira (28) María Corina Machado, líder da oposição venezuelana e vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025, em Washington.
O encontro ocorre duas semanas após Machado se reunir com o presidente norte-americano, Donald Trump, na Casa Branca, ocasião em que presenteou o republicano com sua medalha do Nobel.
Segundo a agenda oficial, a reunião entre Rubio e Machado será a portas fechadas, depois que o chefe da diplomacia norte?americana terminar seu depoimento à Comissão de Relações Exteriores do Senado para detalhar o plano do governo Trump para a Venezuela após a captura do ex?presidente Nicolás Maduro.
Paralelamente, a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, revelou na noite passada que seu governo mantém comunicação "direta" e "contínua" com Trump.
"Confirmo o que o presidente Donald Trump disse sobre o fato de termos estabelecido canais de comunicação, respeito e cortesia tanto com ele quanto com o secretário Rubio, com quem estamos estabelecendo uma agenda de trabalho", afirmou Rodríguez à emissora estatal venezuelana.
Além disso, a ex-vice de Maduro enfatizou que o diálogo com Washington "permitiu a libertação de bens venezuelanos congelados" nos território norte-americano, o que permitirá aos EUA e outros países comprar equipamentos para hospitais, infraestrutura elétrica e indústria de gás".