Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Reunião com Trump foi 'oportuna e útil', diz Putin

Líder russo afirmou que fim da guerra terá 'bases justas'

16 ago 2025 - 13h42
(atualizado às 15h04)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou neste sábado (16) que o encontro no Alasca com seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, foi "oportuno e muito útil".

Putin e Trump se reuniram por cerca de três horas em Anchorage, no Alasca
Putin e Trump se reuniram por cerca de três horas em Anchorage, no Alasca
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em reunião com os principais dirigentes do país, o chefe do Kremlin destacou que a conversa com o líder americano em Anchorage deixou Moscou "mais perto de tomar as decisões necessárias" para encerrar a guerra na Ucrânia.

"Gostaria de ressaltar imediatamente que a visita foi oportuna e muito útil", declarou Putin, acrescentando que ele e Trump discutiram "praticamente todos os temas da cooperação".

"Mas, claro, em primeiro lugar, conversamos sobre uma possível resolução da crise ucraniana em bases justas", salientou.

Segundo a imprensa americana, o presidente russo descartou durante a reunião com Trump a hipótese de um cessar-fogo temporário e indicou que pretende trabalhar em um "acordo global" que ponha um fim definitivo à guerra.

Entre as exigências de Putin estão a retirada completa das forças ucranianas do Donbass, a região da bacia do rio Donets, que engloba as províncias de Donetsk e Lugansk, e congelar a situação nas províncias de Kherson e Zaporizhzhia, controladas parcialmente por Moscou.

Em troca, a Rússia não tentaria conquistar novos territórios na Ucrânia. Além disso, o chefe do Kremlin quer que o russo seja reconhecido como uma das línguas oficiais da Ucrânia e cobrou garantias de segurança para as igrejas ortodoxas ligadas ao Patriarcado de Moscou.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade