Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Relação entre Rússia e China é 'modelo de cooperação', diz Putin

Presidentes discutiram economia e política em reunião virtual

28 jun 2021 - 11h08
(atualizado às 11h20)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta segunda-feira (28) que as relações internacionais entre seu país e a China são um "modelo de cooperação" para o mundo. A afirmação ocorreu em uma reunião virtual com seu homólogo chinês, Xi Jinping.

Putin e Xi se reuniram de maneira virtual e exaltaram as relações entre os dois países
Putin e Xi se reuniram de maneira virtual e exaltaram as relações entre os dois países
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"Hoje, seguindo a carta e o espírito do nosso tratado, conseguimos levar as relações russo-chinesas a um nível sem precedentes e torná-las um modelo de cooperação entre Estados no século 21", disse Putin.

Seguindo a mesma linha, Xi afirmou que os dois países "colaboraram estreitamente para injetar energia positiva na comunidade internacional e dar exemplo de um novo tipo de relações internacionais, no meio de um contexto mundial que está entrando em um período de rápidas mudanças e desenvolvimento, com múltiplas crises".

Conforme a mídia estatal chinesa, os dois presidentes assinaram uma extensão do tratado sino-russo "de boa vizinhança, amizade e cooperação", em notícia que foi confirmada pelo porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. O representante ainda lembrou que o acordo completa 20 anos em 2021 e o encontro de hoje "mostra a natureza especial e reservada da relação de parceria entre nossos Estados".

Ainda nas partes liberadas da conversa, os mandatários ressaltaram que o comércio entre a duas nações "cresceu mais de 14 vezes" durante a vigência do tratado, iniciada em 2001, e que entre janeiro e abril deste ano, houve um aumento de "mais de 22%".

China e Rússia têm se tornado cada vez mais alvos das nações ocidentais por diversos motivos - relacionados às violações de direitos humanos, conflitos regionais ou problemas de comércio internacional. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade