Reino Unido e China fortalecem relações com assinatura de acordos diversos
Encontro entre Xi e Starmer rendeu parcerias comerciais e turísticas
O presidente da China, Xi Jinping, recebeu o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, de forma a fortalecer as relações bilaterais. Para o chinês, é "imperativo" haver um "maior diálogo" entre Pequim e Londres, enquanto para o britânico, é "vital" aproximar os dois países. Eles assinaram acordos em setores comerciais e de turismo.
Starmer é o primeiro líder do Reino Unido a visitar o gigante asiático desde 2018 e, por isso, Xi recebeu a comitiva com grande satisfação.
"A China é um ator vital no cenário global, e é fundamental que construamos uma relação mais sofisticada, na qual identifiquemos oportunidades de colaboração, mas também possibilitemos um diálogo significativo sobre áreas de divergência", destacou Starmer.
Já Pequim está disposta "a desenvolver uma parceria estratégica de longo prazo, estável e abrangente", acrescentou Xi.
Segundo o chefe de Estado, a cooperação entre as partes deverá se dar "tanto para manter a paz e a estabilidade globais quanto para promover as economias e os meios de subsistência de ambos os países". Xi lembrou que o trabalho conjunto deverá "superar dificuldades" a fim de avançar, abrindo "um novo capítulo em suas relações".
"Os líderes não recuarão diante das dificuldades e seguirão em frente com coragem", frisou o chinês.
Como resultado do encontro, que teve "progressos muito positivos", Starmer revelou alguns dos acordos bilaterais assinados entre as partes.
"Fizemos progressos muito positivos em relação aos impostos sobre o uísque, à isenção de vistos [para britânicos na China] e à troca de informações e cooperação no que diz respeito a migrantes em situação irregular", disse Starmer à imprensa.
Com a nova medida, cidadãos do Reino Unido poderão viajar para a China sem a necessidade de um visto para permanência de até 30 dias. O acordo visa estimular o turismo e as trocas comerciais entre Londres e Pequim.