Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem são Agam Rinjani e Tyo Survival; voluntários do resgate de Juliana Marins na Indonésia

Alpinistas arriscaram a própria vida ao escalarem o Monte Rinjani em período com condições climáticas difíceis

25 jun 2025 - 18h46
(atualizado às 19h01)
Compartilhar
Exibir comentários
 Agam Rinjani e Tyo Survival são voluntários que resgataram o corpo de Juliana Marins
Agam Rinjani e Tyo Survival são voluntários que resgataram o corpo de Juliana Marins
Foto: Reprodução/Instagram

Nos últimos dias, milhares de brasileiros se uniram nas redes sociais em buscas de atualizações no resgate da brasileira Juliana Marins, de 26 anos, que caiu na última sexta-feira, 20, durante uma trilha no Monte Rinjani, na Indonésia, e infelizmente não resistiu. Entre os voluntários, dois alpinistas chamaram a atenção: Agam Rinjani - especialista em resgates verticais e em cavernas - e Tyo Survival - que também atua em emergências. Os dois foram incansáveis com a equipe na tentativa de escalar o monte para descer até Juliana e encontrar a jovem publicitária com vida.

Sem condições de voltar ao topo no momento que acharam Juliana sem vida, os voluntários acamparam próximo onde a jovem foi encontrada e usaram âncoras para impedir que ela caísse ainda mais. Durante o resgate, Agam machucou a perna e enfrentou com cerca de sete voluntários frio e chuva.

Pelo Instagram, durante o resgate, lá do alto, eles fizeram lives no Instagram que, mesmo durante a madrugada, no horário de Brasil, chegaram a reunir cerca de 300 mil pessoas de uma só vez. Em uma das transmissões, Rinjani narrou a dificuldade de acesso ao local e explicou que as condições climáticas - com muita neblina - dificultavam que chegassem ao local. 

"Ficamos na beira de um penhasco íngreme de 590 metros com Juliana uma noite instalando âncoras para não deslizar por 300 metros", contou ele.

Sem vínculo com o governo, Agam e Tyo lideraram a equipe, que arriscou a própria vida e, embora não tenha o desfecho que eles e todos queriam, conseguiram içar o corpo de Juliana nesta quarta-feira, 25.

Família de Juliana Marins agradece voluntários

A família de Juliana Marins divulgou, nesta quarta-feira, 25, a mensagem de agradecimento enviada aos dois. Veja abaixo:

"Queridos Agam e Tyo,

Em nome da família de Juliana Marins, queremos expressar nossa mais sincera e profunda gratidão por toda a generosidade, coragem e apoio que demonstraram ao se juntarem à equipe de resgate no Monte Rinjani.

Sabemos das condições extremamente adversas e dos grandes riscos que vocês enfrentaram. Foi graças à dedicação e à experiência de vocês que a equipe pôde finalmente chegar até Juliana e nos permitir, ao menos, esse momento de despedida.

Embora o desfecho já estivesse além do nosso alcance, levamos no coração a sensação de que, se vocês tivessem conseguido chegar antes, talvez o destino pudesse ter sido outro.

O gesto de vocês jamais será esquecido. Recebam todo o nosso respeito, admiração e eterna gratidão".

Natural de Niterói, no Rio de Janeiro, Juliana fazia um mochilão pela Ásia, desde fevereiro, e iniciou a trilha do Monte Rinjani na madrugada de sexta-feira. Em um dos trechos mais íngremes da trilha, ela teria ficaod cansado e parou. O guia seguiu adiante com os outros quatro membros do grupo e, quando percebeu a demora da jovem, a brasileira havia caído de um penhasco profundo de 300 metros, coberto por pedras soltas, areia vulcânica.

"Meus sentimentos pela morte da montanhista brasileira. Não pude fazer muito, só consegui ajudar desta forma. Que suas boas ações sejam aceitas por Deus. Amém!”, lamentou Agam Rinjani. 

Gratos pela tentativa dos alpinistas e por arriscarem a própria vida, vários brasileiros encheram os perfis de Agam e Tyo de mensagens de gratidão.

"Deveria ser convidado para vir ao Brasil e receber uma medalha do governo. Um verdadeiro herói!", disse uma internauta.

"Acredito que eles já sabiam que ela não estava mais viva e ainda, sim, fizeram o possível pra devolver o corpo a família. O verdadeiro significado de humanização", comentou mais uma seguidora.

"Você não dormiu apenas ao lado dela, você dormiu ao lado de uma nação inteira, parabéns, você foi um herói sem capa, um herói de cordas", agradeceu mais um.

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade