Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Quem assume a Presidência do Paraguai após renúncia de Santiago Peña? Vice é ex-jogador de basquete

Vice-presidente tem 52 anos, pertence ao Partido Colorado e acumula passagens pelo governo regional e pelo Legislativo paraguaio

5 nov 2026 - 13h58
(atualizado às 14h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente do Paraguai apresenta renúncia em meio à crise por banco digital: ‘Preservar instituições’:

O vice-presidente do Paraguai, Pedro Alliana, deve assumir a Presidência do país após a renúncia de Santiago Peña, anunciada nesta quinta-feira, 5. A saída do atual mandatário ocorre em meio a uma crise política e econômica.

A decisão de Peña acontece em meio à crise envolvendo o Ueno Bank e ao fortalecimento das articulações da oposição em torno de um possível processo de impeachment.

Apesar de ser o sucessor constitucional de Peña, Alliana também enfrenta um pedido de destituição apresentado por parlamentares oposicionistas. Ainda assim, integrantes de uma das alas do Partido Colorado já declararam apoio à sua permanência no cargo.

Pedro Alliana Rodríguez (à esquerda) e sua esposa, Fabiana María Souto, acenando para apoiadores após  Rodríguez tomar posse como novo vice-presidente do Paraguai
Pedro Alliana Rodríguez (à esquerda) e sua esposa, Fabiana María Souto, acenando para apoiadores após Rodríguez tomar posse como novo vice-presidente do Paraguai
Foto: Nathalia Aguilar/picture alliance via Getty Images

Aos 52 anos, Alliana nasceu em Pilar, no estado de Ñeembucú. Durante a juventude, chegou a integrar a seleção paraguaia de basquete e disputou competições nacionais.

Assim como Peña, ele pertence ao Partido Colorado (Associação Nacional Republicana), legenda que tem domínio histórico sobre a política do Paraguai.

O vice-presidente também se movimenta para disputar a Presidência nas eleições de 2028. Sua pré-candidatura conta com o apoio declarado de Horacio Cartes e do próprio Peña.

Antes de chegar à Vice-Presidência, Alliana acumulou experiência em diferentes cargos políticos. Foi governador de Ñeembucú entre 2008 e 2012 e exerceu mandato como deputado por dez anos, de 2013 a 2023. No período, também liderou a bancada do Partido Colorado na Câmara, entre 2015 e 2023.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra