PUBLICIDADE

Mundo

Quarenta pessoas morrem em ataque ao Exército e a voluntários no norte de Burkina Faso

16 abr 2023 - 13h06
Compartilhar
Exibir comentários

Agressores não identificados mataram 40 pessoas e feriram 33 num ataque ao Exército e às forças de defesa voluntárias no norte de Burkina Faso, disse o governo em um comunicado neste domingo.

O ataque ocorreu no sábado na aldeia de Aorema, perto da cidade de Ouahigouya, na região norte, não muito longe da fronteira com Mali, uma área invadida por grupos islâmicos ligados à Al Qaeda e ao Estado islâmico, que há anos vêm realizando repetidos ataques.

Não está claro qual grupo realizou o ataque. Ele chega nove dias depois que pistoleiros mataram 44 pessoas nas aldeias de Kourakou e Tondobi, no norte do país da África Ocidental.

Seis soldados e 34 membros de uma força de defesa voluntária foram mortos no ataque de sábado, disse o comunicado governamental. O governo incentivou os civis a se unirem às forças de defesa locais para tentar conter oito anos de violência nos quais milhares de pessoas morreram e milhões foram forçados a fugir de suas casas.

A agitação em Burkina Faso desencadeou dois golpes no ano passado pelos militares, que juraram retomar o controle do país, mas não conseguiram deter os ataques.

A agitação na região começou em Mali em 2012, quando islamistas sequestraram uma revolta separatista tuaregue. Desde então, a violência se espalhou pelos vizinhos Burkina Faso e Níger e ameaça desestabilizar os países costeiros mais distantes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade