Putin telefona a Xi e Modi para falar de reunião com Trump
Presidentes da Rússia e dos EUA devem se reunir em breve
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, telefonou nesta sexta-feira (8) para seu homólogo da China, Xi Jinping, e para o premiê da Índia, Narendra Modi, para falar sobre a iminente reunião bilateral com o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump.
O encontro ainda não tem data nem local definidos, mas o Kremlin garantiu que o aguardado cara a cara entre os líderes das duas maiores potências nucleares do planeta pode ocorrer na próxima semana.
Segundo a imprensa russa, Putin ligou tanto para Xi quanto para Modi para informá-los sobre as negociações com os EUA para o fim da guerra na Ucrânia, que já dura três anos e meio.
De acordo com a agência americana Bloomberg, Washington e Moscou trabalham em uma proposta que permitiria à Rússia manter o território conquistado, incluindo a península da Crimeia, anexada ilegalmente em 2014, e o leste ucraniano.
Dessa forma, Kiev cederia as províncias de Donetsk e Lugansk, e Moscou paralisaria a ofensiva nas regiões de Zaporizhzhia e Kherson nas atuais linhas de frente.