PUBLICIDADE

Mundo

Presidente ucraniano declara luto nacional para amanhã

No luto nacional desta quinta-feira, 20, todos os espetáculos e competições esportivas serão anulados. Vinte e cinco manifestantes morreram e mais de 200 se feriram nos protestos desta terça-feira

19 fev 2014 - 10h06
Compartilhar
Exibir comentários
Policial observa manifestante ferido durante confrontos no centro de Kiev
Policial observa manifestante ferido durante confrontos no centro de Kiev
Foto: Reuters

O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukóvich, declarou nesta quarta-feira um dia de luto nacional para amanhã, em memória à morte de pelo menos vinte e cinco pessoas nos confrontos de terça-feira entre policiais e manifestantes.

Yanukóvich assinou um decreto anunciando o luto e o relacionou à perda de vidas causada pela desordem, segundo informou o comunicado da Presidência.

De acordo com  o decreto, no luto nacional, as bandeiras dos edifícios oficiais devem ser hasteadas a meio mastro e todos os espetáculos e as competições esportivas devem ser anulados. Além das vinte e cinco mortes, mais de duzentas pessoas ficaram feridas nos confrontos de ontem na capital do país, Kiev, segundo autoridades ucranianas. 

A crise política no país começou no final de novembro quando milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra a decisão do presidente de suspender os preparativos para assinatura de um acordo de associação com a União Europeia e de reforçar os laços com a Rússia.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade