3 eventos ao vivo

Presidente do Irã diz que não abandonará acordo nuclear

No entanto, Rohani ameaçou retomar enriquecimento de urânio

8 mai 2018
16h40
atualizado às 17h52
  • separator
  • 0
  • comentários

O presidente do Irã, Hassan Rohani, anunciou nesta terça-feira (8) que não abandonará o acordo nuclear. Segundo ele, os Estados Unidos "nunca respeitaram" o tratado.

Presidente do Irã diz que não abandonará acordo nuclear
Presidente do Irã diz que não abandonará acordo nuclear
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"Um país irritante deixou o acordo, e o Irã continuará o tratado com União europeia, Rússia e China", declarou o mandatário iraniano. No entanto, ele cobrou rapidez para readequar o pacto e ainda ameaçou retomar o enriquecimento de urânio.

"Há pouco tempo para iniciar as negociações para manter em pé o acordo nuclear. Se as negociações fracassarem, dei ordens para a Agência de Energia Atômica estar pronta para retomar o enriquecimento de urânio como antes, já nas próximas semanas", disse.

Considerado moderado, Rohani é defensor do tratado, que não tem aceitação unânime no país persa. O poderoso Exército dos Guardiães da Revolução Islâmica, por exemplo, é crítico do pacto e sempre afirmou que não era possível confiar nos Estados Unidos.

Em um contexto de crise econômica perene no Irã, a saída dos EUA do acordo pode abalar a imagem de Rohani e fortalecer grupos conservadores na disputa por poder em Teerã.

Ansa - Brasil   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade