Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Presidente de Taiwan promete fortalecer defesas da ilha em mensagem de Ano Novo Lunar

15 fev 2026 - 13h28
Compartilhar
Exibir comentários

Taiwan reforçará medidas de ‌defesa e salvaguardará a segurança da ilha no próximo ano, afirmou o presidente Lai Ching-te em mensagem de Ano Novo Lunar divulgada neste domingo.

No ano passado, Lai propôs um gasto extra ⁠de US$40 bilhões em defesa para combater ‌a China, que considera a ilha como seu próprio território. Mas a oposição, que ‌tem maioria no Parlamento, recusou-se ‌a analisar a proposta e, em vez ⁠disso, apresentou suas próprias propostas, menos onerosas, que financiam apenas a compra de algumas das armas norte-americanas que Lai deseja.

Em discurso, gravado em uma das mais importantes estações de radar ‌militar de Taiwan, na cordilheira central, que ele ‌visitou no início ⁠deste ⁠mês, Lai disse que gostaria de agradecer às forças armadas ⁠por protegerem ‌Taiwan 24 horas por ‌dia.

"Continuaremos a fortalecer nossos esforços de defesa nacional e segurança pública, salvaguardando a segurança nacional e mantendo a estabilidade social", disse ⁠ele na mensagem divulgada em redes sociais.

A mensagem mostra Lai na estação de radar de alta altitude Hsiaohsuehshan, conversando com oficiais locais. O vídeo também ‌mostra imagens do primeiro submarino desenvolvido internamente por Taiwan, que está em processo de testes.

Lai, que ⁠Pequim denuncia como "separatista" devido à sua rejeição das reivindicações de soberania do país, não enviou saudações à China, que realizou sua última rodada de grandes exercícios militares ao redor da ilha no final de dezembro.

A China nunca renunciou ao uso da força para colocar Taiwan sob seu controle.

A China, assim como a Coreia do Sul e grande parte do Sudeste Asiático, também comemora o feriado do Ano Novo Lunar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade