PUBLICIDADE

Mundo

Presidente de Israel encarrega Netanyahu de montar novo governo

25 set 2019 - 16h10
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente de Israel deu a incumbência ao primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, de montar um novo governo depois que as conversas sobre dividir o poder com seu maior rival, Benny Gantz, fracassaram na esteira de uma eleição inconclusiva.

Presidente israelense, Reuven Rivlin, e premiê Netanyahu participam de cerimônia na residência presidencial, em Jerusalém 25/9/2019 REUTERS/Ronen Zvulun
Presidente israelense, Reuven Rivlin, e premiê Netanyahu participam de cerimônia na residência presidencial, em Jerusalém 25/9/2019 REUTERS/Ronen Zvulun
Foto: Reuters

Netanyahu, chefe do partido de direita Likud e premiê israelense que ocupou o cargo por mais tempo, ainda não tem um caminho desimpedido para um quinto mandato, já que saiu da votação de 17 de setembro, a segunda deste ano, sem uma maioria parlamentar.

    "Decidi dar a você, senhor, a oportunidade de montar um governo", disse o presidente israelense, Reuven Rivlin, a Netanyahu em uma cerimônia de indicação.

    O premiê terá 28 dias para formar uma coalizão, e pode pedir uma prorrogação de duas semanas a Rivlin se necessário. A incapacidade de Netanyahu de obter uma vitória na eleição de abril levou ao pleito da semana passada e o deixou enfraquecido politicamente.

    Na nova contagem, o Likud recebeu garantia de apoio de 55 parlamentares no Parlamento de 120 assentos, mais do que os 54 do partido de centro Azul e Branco, de Gantz. As duas siglas não conseguiram firmar um acordo de coalizão nas conversas iniciadas na terça-feira.

    Avigdor Lieberman, ex-ministro da Defesa e possível fiel da balança, está mantendo seu partido de extrema-direita Yisrael Beitenu em cima do muro desde a eleição 17 de setembro, citando diferenças com os aliados políticos do Likud e do Azul e Branco.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade