PUBLICIDADE

Mundo

Peruana está entre jovens premiados por presidente da Itália

Grupo criou método para ajudar ucranianos refugiados

4 fev 2023 - 13h57
(atualizado às 14h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, reconheceu neste sábado (4) o trabalho de três jovens que vivem em Pisa, na região da Toscana, por criar um método de ensino para ajudar os pequenos refugiados ucranianos a aprender a língua italiana. No grupo, está a peruana Diana Enea, 17 anos.

Mattarella homenageou jovens que praticam boas ações em prol da paz na Itália
Mattarella homenageou jovens que praticam boas ações em prol da paz na Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A jovem nasceu em Tarata, no extremo sul do Peru, em uma localidade que fica a 3.083 metros acima do nível do mar. Enea foi premiada ao lado de Paula Kalauz, 17, nascida na Moldávia, e Edoardo Dominijanni, 16, nascido em Pisa.

O reconhecimento foi por "terem promovido a linguagem universal da paz". Os três são estudantes da escola secundária Carducci e se distinguiram pela generosidade e pelo compromisso no acolhimento de algumas crianças ucranianas que fugiram da guerra em seu país de origem e foram para Pisa.

De maneira espontânea e voluntária, começaram a usar seu tempo livre e criaram um projeto de alfabetização em italiano, adotando um método de ensino facilitado com slides explicativos e lições em inglês, russo e italiano.

Os três estudantes estão entre os 30 homenageados desse ano do reconhecimento "Alfiere della Repubblica", que é entregue anualmente a jovens que atuam de maneira altruísta.

No caso de Enea, Kalauz e Dominijanni, ele se insere "no contexto de uma acolhida aos menores ucranianos que fogem da guerra através de gestos de amizade, cooperação, inclusão e para que a diversidade nunca se converta em uma barreira".

Junto às placas do reconhecimento por ações coletivas, Mattarella também entregou certificados individuais.

"Os selecionados não constituem exemplos de ações pouco frequentes, sendo que eles são emblemáticos do comportamento generalizado entre os jovens que mostram um mosaico de virtudes cívicas que, afortunadamente, as nossas comunidades são ricas", acrescentou ainda a Presidência italiana. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade