PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

Peru retira centenas de moradores de casas no sul após vulcão expelir cinzas

19 jul 2019 - 14h40
(atualizado às 15h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades peruanas retiraram centenas de pessoas que moram próximas a um vulcão no sul do país, após explosões e emissões de cinzas.

Vista do vulcão Ubinas a partir da cidade de Querapi, Peru 
20/04/2006
REUTERS/Mariana Bazo
Vista do vulcão Ubinas a partir da cidade de Querapi, Peru 20/04/2006 REUTERS/Mariana Bazo
Foto: Reuters

O Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci) determinou a retirada de moradores após o vulcão Ubinas, o mais ativo do país, localizado na região de Moquegua, registrar duas explosões que levaram a cinzas serem expelidas em um raio de 25 quilômetros, afetando ao menos oito áreas habitadas.

"Ações estão sendo tomadas para cerca de mil pessoas vivendo nestas áreas ao redor do vulcão Ubinas, para que possam ser realocados em abrigos já providenciados sob planos de contingência", disse o chefe do Indeci, Jorge Chávez, à rádio local RPP.

O Ministério da Educação disse que em cidades próximas ao vulcão, que está cerca de 1.200 quilômetros ao sul de Lima, as aulas foram suspensas e pessoas receberam máscaras e óculos para proteção contra as cinzas e gases do vulcão.

O sul do Peru, área onde há importantes áreas de mineração, abriga uma dúzia de vulcões ativos. O Peru também está no chamado "Círculo de Fogo" do Pacífico, área com alta incidência de terremotos e atividade vulcânica.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade