Partido de Salvini confirma Flávio Bolsonaro em evento na Itália
Senador participará de congresso no próximo domingo (21)
A Liga, partido nacionalista do vice-premiê e ministro da Infraestrutura e dos Transportes da Itália, Matteo Salvini, confirmou a presença do senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, em seu evento anual em Pontida, no norte do país, no próximo domingo (21).
O congresso homenageará o ativista de extrema direita americano Charlie Kirk, assassinado com um tiro no pescoço na semana passada, e reunirá expoentes da Liga e de partidos ultranacionalistas da Europa, como Santiago Abascal, do espanhol Vox, e Jordan Bardella, do francês Reunião Nacional.
A expectativa é de que Flávio use o evento de Pontida para defender Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa armada, dano a patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado.
Salvini é o único membro do alto escalão do governo italiano que saiu em defesa de Bolsonaro após a sentença do Supremo Tribunal Federal (STF) e prestou solidariedade ao "amigo" com uma mensagem no X.
"Quando não tem mais argumentos, a esquerda usa qualquer meio para atingir os adversários políticos, a começar pelo judiciário. Não vão te parar. Força, Presidente!", escreveu o vice-premiê.
Em julho passado, Salvini já havia apoiado o ex-mandatário após as medidas cautelares impostas pelo Supremo, como o uso de tornozeleira eletrônica. Na ocasião, o ministro disse que Bolsonaro é "perseguido pela magistratura de esquerda, porém amado por seu povo".