PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

Parlamento finlandês confirma Petteri Orpo como premiê no lugar de Sanna Marin

20 jun 2023 - 09h19
Compartilhar
Exibir comentários

O Parlamento recém-eleito da Finlândia votou nesta terça-feira favoravelmente ao líder do Partido da Coalizão Nacional, Petteri Orpo, para se tornar o novo primeiro-ministro, instalando um governo de direita e encerrando o governo da social-democrata Sanna Marin.

Orpo liderará uma coalizão entre seu partido conservador, os nacionalistas do Partido dos Finlandeses, o Partido do Povo Sueco e os Democratas-Cristãos, que juntos conquistaram a maioria das cadeiras parlamentares nas eleições de 2 de abril.

A nova ministra das Finanças será Riikka Purra, líder do eurocético Partido dos Finlandeses, enquanto a vice-líder do Coalizão Nacional, Elina Valtonen, será a ministra das Relações Exteriores quando o governo tomar posse ainda nesta terça-feira.

"Agradeço calorosamente a confiança que vocês demonstraram em mim", disse Orpo ao Parlamento logo após a votação.

Autointitulado um conservador fiscal, Orpo fez campanha com a promessa de reduzir o déficit orçamentário do governo cortando gastos e, ao mesmo tempo, reduzindo impostos e buscando impulsionar a criação de empregos no setor privado.

A nova coalizão também mudará a política de imigração para a direita, com o objetivo de reduzir as cotas de refugiados, aumentar as barreiras para obter vistos de trabalho e dificultar a obtenção de cidadania por estrangeiros, prioridades importantes para o Partido dos Finlandeses.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade