Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa visita Santuário de Fátima em Portugal e pula aguardado discurso

5 ago 2023 - 14h42
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco visitou o Santuário Católico de Fátima, em Portugal, neste sábado, e rezou um rosário pela paz mundial, com cerca de 200.000 pessoas no local onde a Igreja diz que a Virgem Maria apareceu para três pastorinhos em 1917.

O papa de 86 anos pulou a leitura de um discurso que estava na programação da visita ao famoso santuário, ao norte de Lisboa, e que deveria ser o principal momento do dia.

A omissão não pareceu indicar que o papa está com algum problema de saúde. Ele depois cumprimentou dúzias de pessoas individualmente, enquanto um assistente empurrava vagarosamente sua cadeira de rodas pela multidão.

Francisco parou com frequência para beijar bebês e confortar os doentes, à medida em que retornava para o helicóptero que o transportaria para o próximo evento da sua visita de cinco dias a Portugal.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruno, disse que a decisão aparentemente de última hora do papa de não realizar o discurso não tem nada a ver com a visão de Francisco.

Francisco encurtou vários discurso ou decidiu falar de improviso desde que a viagem começou na quarta-feira. Em uma ocasião, ele disse que estava tendo problemas com seus óculos.

"O papa sempre se dirige primeiro às pessoas que encontra, como um pastor, e fala de acordo", disse Bruni, em resposta às perguntas dos repórteres.

Posteriormente, na conta de Francisco no X, rede social antes conhecido como Twitter, o Vaticano publicou parte do discurso que não foi lido. Antes da viagem, o discurso havia sido anunciado pela imprensa do Vaticano como um apelo pelo fim da guerra na Ucrânia.

"Nós Vos (Virgem Maria) consagramos a Igreja e o mundo, especialmente os países em guerra. Alcançai-nos a paz. Vós, Virgem do Caminho, abri sendas onde parece que não há", disse o texto.

Francisco voou de Lisboa -- onde ocorre um encontro da juventude católica -- para fazer sua segunda visita como papa ao santuário que atrai milhões de peregrinos por ano.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade