Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Países ricos usam combate ao crime como pretexto para violar soberania, diz Lula

Declaração foi dada em encontro na Colômbia de presidentes integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica

22 ago 2025 - 14h26
(atualizado às 17h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro dos Presidentes dos Estados Partes do Tratado de Cooperação Amazônica com a Sociedade Civil e Comunidades Indígenas, no Plaza de Armas
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro dos Presidentes dos Estados Partes do Tratado de Cooperação Amazônica com a Sociedade Civil e Comunidades Indígenas, no Plaza de Armas
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira, 22, que países ricos usam o pretexto do combate ao crime organizado para violar a soberania de outros países e da luta contra o desmatamento para adotar medidas protecionistas.

Em encontro na Colômbia de presidentes integrantes do Tratado de Cooperação Amazônica, Lula defendeu ainda que a cúpula climática COP30, a ser realizada no Brasil em novembro, gere resultados e não seja apenas um desfile de discursos.

"Há muito tempo que os países ricos nos acusam de não cuidar da floresta. Aqueles que poluíram o planeta tentam impor modelos que não nos servem. Utilizam a luta contra o desmatamento como justificativa para o protecionismo. Usam o combate ao crime organizado como pretexto para violar nossa soberania", disse Lula. O presidente não mencionou direta ou explicitamente qualquer incidente.

Mas no início desta semana a Reuters informou que o governo dos Estados Unidos enviou três destróieres com mísseis guiados Aegis à costa da Venezuela como parte de um esforço contra as ameaças dos cartéis de drogas latino-americanos, segundo duas fontes informadas sobre o assunto.

Durante o encontro com presidentes de países amazônicos nesta sexta-feira, Lula aproveitou para defender mais uma vez o multilateralismo, inclusive no âmbito da questão climática.

"Não existe saída individual para a crise climática... Se a gente não tiver uma nova governança mundial, a gente não conseguirá implementar uma nova política climática", disse Lula.

"Para ter essa governança mundial, você não pode acabar com o multilateralismo. Você não pode fazer o que o presidente americano está fazendo, tomando decisões sozinho, sem levar em conta que existe a OMC, sem levar em conta a ONU, sem levar em conta nada. Então é nesse clima que a gente vai chegar na COP30."

Lula pede para que Trump 'não dê palpite' no Brasil: 'Aqui cuidamos nós':
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade