PUBLICIDADE

Oriente Médio

Reino Unido expressa preocupação com anúncio de Ahmadinejad

8 fev 2010 - 07h04
(atualizado às 08h12)
Compartilhar

O Reino Unido expressou sua grande "preocupação" com o anúncio do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, de começar o processo de enriquecimento de urânio a 20%, uma decisão que viola as resoluções da ONU, assinalou nesta segunda uma porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores.

Ahmadinejad fala durante a abertura do Festival Nacional da Inovação e Prosperidade, em Teerã
Ahmadinejad fala durante a abertura do Festival Nacional da Inovação e Prosperidade, em Teerã
Foto: Reuters

Em discurso transmitido no domingo pela televisão estatal, Ahmadinejad informou que deu a ordem ao Organismo iraniano da Energia Atômica para que inicie o processo, embora tenha dito que isto não significa que o país tenha renunciado à negociação.

Em resposta a este anúncio, o Foreign Office considerou hoje que a decisão representa uma "violação deliberada" das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

As informações procedentes do Irã sobre o enriquecimento de urânio "são claramente um assunto de séria preocupação", assinalou uma porta-voz do Ministério de Exteriores em Londres.

Desta maneira, o governo britânico considerará sua resposta "em associação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e outros, incluindo UE3+3 (Reino Unido, Alemanha e França - EUA, Rússia e China)", acrescentou a fonte.

O programa nuclear iraniano levantou as suspeitas da comunidade internacional. Países como os EUA, Israel, França, Alemanha e Reino Unido acusam o regime iraniano de esconder, sob seu esforço atômico civil, um projeto de natureza clandestina e aplicações bélicas, cujo objetivo seria a aquisição de um arsenal nuclear, uma alegação que o Irã rejeita.

EFE   
Compartilhar
Publicidade