PUBLICIDADE

Oriente Médio

Regime sírio recupera controle de bairro de Khalediya, em Homs

6 jun 2013 - 09h34
(atualizado às 09h45)
Compartilhar
Exibir comentários

As forças do regime sírio recuperaram nesta quinta-feira o controle do bairro de Khalediya, na cidade de Homs, um das fortificações da oposição armada, informaram à agência EFE fontes oficiais.

As tropas governamentais "limparam o bairro de Khalediya de terroristas e restabeleceram a paz e a estabilidade", afirmaram as fontes.

Além disso, reiteraram que as autoridades prosseguirão a luta até que não reste nenhum "terrorista", como o regime denomina os rebeldes, sobre território sírio.

Este novo avanço governamental ocorre um dia depois do governo retomar o controle da estratégica cidade de Al Qusair, na província de Homs e próxima da fronteira com o Líbano.

Sobre a batalha em Al Qusair, as fontes revelaram hoje que as Forças Armadas mataram ontem pelo menos 1.200 combatentes do islamita Frente al Nusra, vinculado com a Al-Qaeda, e prenderam mil rebeldes de diversas nacionalidades.

Na periferia de Damasco, os leais ao presidente Bashar al Assad fizeram avanços importantes nas regiões de Hayira, Saqaba, Adra e Nabaq, onde infligiram "perdas importantes nas fileiras dos grupos armados após praticar uma série de batidas contra seus postos", segundo a agência de notícias oficial Sana.

Estas conquistas do regime se produzem enquanto se prepara uma conferência de paz em Genebra sobre a Síria, cuja data ainda não se fixou, para buscar uma solução política ao conflito.

O governo de Damasco antecipou que tem intenção de comparecer à reunião, auspiciada pelos Estados Unidos e Rússia, enquanto a oposição síria rejeita participar devido à ofensiva que o regime lançou contra Al Qusair, e pela presença de milicianos do Hezbollah e do Irã em território sírio.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade