PUBLICIDADE

Oriente Médio

Putin diz a Cameron que não há provas de ataque químico feito por Damasco

26 ago 2013 - 17h04
Compartilhar

O presidente russo, Vladimir Putin, disse ao primeiro-ministro britânico, David Cameron, que ainda não há provas de que o regime sírio tenha usado armas químicas contra os rebeldes na Síria, anunciou nesta segunda-feira a assessoria do premier.

Durante uma conversa por telefone entre os dois dirigentes, Putin disse: "Eles não têm provas nem da utilização de armas químicas nem de quem seria a responsabilidade", segundo um porta-voz de Dowing Street.

Cameron repetiu que há "poucas dúvidas" de que o regime de Damasco tenha efetuado um ataque químico na quarta-feira passada perto de Damasco, segundo um documento sobre a conversa entre os dois.

O chefe de governo britânico manifestou dúvidas sobre a capacidade dos rebeldes de realizar um attaque como esse e indicou que o regime havia lançado uma grande ofensiva na região nos dias anteriores.

"O regime também impediu o acesso da ONU (à região) imediatamente (depois do suposto ataque químico), o que leva a crer que eles tinham alguma coisa a esconder", considerou ainda Cameron ao presidente Putin.

Os dois líderes reafirmaram o compromisso assumido pelos dirigentes do G-8 em junho de não deixar que ninguém utilize armas químicas sem que haja uma resposta da comunidade internacional.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade