PUBLICIDADE

Oriente Médio

Presidente sírio quer reforçar relações com novo presidente iraniano

16 jun 2013 - 11h58
(atualizado às 12h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente sírio, Bashar al-Assad, afirmou neste domingo que seu país deseja "reforçar as relações de amizade com o Irã", seu aliado estratégico, em uma mensagem de felicitações ao novo presidente iraniano, Hassan Rohani.

"A Síria está determinada a reforçar as relações de amizade e a desenvolver a cooperação entre os dois países em todos os domínios", afirmou Assad nesta mensagem divulgada pela agência oficial Sana.

Assad transmitiu seus "melhores votos de sucesso ao presidente Rohani, que ganhou a confiança de milhões de iranianos". Seu primeiro-ministro, Wael al-Halaqi, havia afirmado pouco antes que Damasco desejava "desenvolver mais as relações com o novo governo iraniano".

Ao receber em Damasco uma delegação de autoridades econômicas iranianas, Halaqi ressaltou "a solidez das relações estratégicas e estáveis entre a Síria e o Irã em diferentes domínios", agradecendo ao Irã por estar "ao lado da Síria na crise atravessada pelo país".

A Síria está mergulhada desde março de 2011 em uma revolta popular contra o regime que desencadeou uma guerra civil. A violência deixou cerca de 93 mil mortos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

O primeiro-ministro sírio também considerou que a eleição presidencial vencida por Hassan Rohani no sábado foi "uma expressão sincera da verdadeira democracia", vendo nesse processo eleitoral a prova da "união do povo iraniano com seus dirigentes políticos e espirituais". O Irã defende uma solução política na Síria e é acusado pelos rebeldes e pelos países que os apoiam de fornecer armas ao regime sírio, algo que Teerã nega.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade