PUBLICIDADE

Oriente Médio

Palestinos levarão à ONU resolução sobre ocupação israelense

14 dez 2014 - 20h12
(atualizado às 22h02)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Palestina gesticula para um policial israelense na cidade velha de Jerusal&eacute;m</p>
Palestina gesticula para um policial israelense na cidade velha de Jerusalém
Foto: Finbarr O'Reilly / Reuters

Os palestinos apresentarão nesta quarta-feira ao Conselho de Segurança da ONU um projeto de resolução que estabelece um prazo de dois anos para que Israel ponha fim à ocupação, anunciou neste domingo um dirigente palestino.

"A direção palestina decidiu recorrer ao Conselho de Segurança, a fim de que vote o projeto para que termine a ocupação", disse Wasel Abu Yusef, dirigente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), após reunião em Ramallah.

Os Estados Unidos poderiam vetar a iniciativa. Washington se opõe a qualquer medida unilateral dos palestinos para obter da ONU o reconhecimento de um Estado, por considerar que o mesmo deve ser resultado de negociações de paz.

A chancelaria de Israel não comentou o assunto, na véspera de uma reunião, em Roma, entre o premier israelense, Benjamin Netanyahu, e o secretário de Estado americano, John Kerry.

Kerry chegou hoje a Roma para uma visita de três dias à Europa, onde discutirá a iniciativa dos países europeus para retomar na ONU o processo de paz entre israelenses e palestinos.

Na terça-feira, ele conversará em Londres com o chefe dos negociadores palestinos, Saeb Erakat, e o secretário-geral da Liga Árabe, que apoia o projeto de resolução palestino.

Se o projeto for rejeitado, a Autoridade Palestina anunciou que solicitaria a sua adesão a várias organizações internacionais, entre elas o Tribunal Penal Internacional (TPI), o que lhe permitiria solicitar ações legais contra autoridades israelenses, após três guerras sangrentas na Faixa de Gaza.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade