PUBLICIDADE

Oriente Médio

ONU usará drones de empresa italiana para vigilância na RD Congo

1 ago 2013 - 19h16
(atualizado às 20h31)
Compartilhar

A ONU anunciou nesta quinta-feira que ordenou uma primeira missão que utiliza aviões não tripulados ("drones") sem capacidade de fogo, fornecidos por uma empresa italiana, para patrulhar zonas do leste da República Democrática do Congo.

O anúncio foi feito no momento em que as tensões voltam a subir perto da cidade de Goma. Apoiado por forças de paz das Nações Unidas, o Exército da RD Congo estabeleceu uma zona de segurança nesta quinta-feira, depois de dar um ultimato ao grupo rebelde M23 para que deixe a cidade.

Se o teste for bem-sucedido na RD Congo, onde os "drones" também serão utilizados para vigiar a fronteira com Ruanda e Uganda, essas aeronaves também poderão ser usadas em outras missões da ONU, como no sul do Sudão e na Costa do Marfim.

O porta-voz da ONU, Martin Nesirky, disse que o envio dos veículos aéreos não tripulados será assumido pela Selex ES, uma filial do gigante italiano Finmeccanica, e está previsto "para as próximas semanas".

"O uso de veículos aéreos não tripulados permitirá às nossas forças de paz na RD do Congo controlar melhor os movimentos dos grupos armados e proteger a população civil de maneira mais eficiente", completou Nesirky.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade