PUBLICIDADE

Oriente Médio

Obama tem mais de 70% das intenções de voto entre latinos

29 out 2012 - 11h58
(atualizado às 12h26)
Compartilhar

A uma semana das eleições dos Estados Unidos, 73% dos latinos registrados para votar preferem o presidente Barack Obama e apenas 21% o republicano Mitt Romney, segundo uma pesquisa da ImpreMedia e Latino Decisions divulgada nesta segunda-feira.

Especiais
Veja como foram os debates de eleições anteriores

Entenda o funcionamento do processo eleitoral americano
Acompanhe as pesquisas nos Swing States, os Estados decisivos
Nesta eleição, o assunto é a economia; entenda

Perfis dos candidatos
Barack Obama: do sonho do idealismo ao esforço do realismo
Romney e os republicanos: entre o favoritismo e o ceticismo

A pesquisa mostra ainda que 87% dos hispânicos têm quase certeza de que votarão em 6 de novembro, o que pode significar um recorde de participação da principal minoria do país. "A sondagem mostra que este ano podemos antecipar uma participação recorde entre os latinos", disse a diretora de ImpreMedia, Monica Lozano.

Nas eleições de 2008, 84% dos hispânicos registrados compareceram às urnas, um número sem precedentes, e dois terços votaram em Obama.A vantagem de 52 pontos de Obama sobre Romney na pesquisa, realizada de 19 a 25 de outubro com 300 pessoas, com margem de erro de 5,6%, iguala a maior registrada pela Latino Decisions em 1º de outubro. No total, 8% dos latinos registrados já votaram de maneira antecipada, destaca a pesquisa.

Para a votação, os hispânicos registrados cresceram quatro milhões, a 23,7 milhões (11% do eleitorado), segundo o instituto Pew Hispanic, mas tradicionalmente o eleitorado latino tem uma participação abaixo da média nacional. Na reta final da campanha, as pesquisas a nível nacional mostram uma disputa acirrada pela Casa Branca entre o democrata Obama e o republicano Romney.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade