PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel aceita proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza

Proposta de cessar-fogo foi elaborada pelo Egito; Israel concordou em suspender as hostilidades a partir das 9h locais

15 jul 2014 - 03h25
(atualizado às 09h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Grande coluna de fumaça é vista depois de míssil atingir Gaza nesta terça-feira
Grande coluna de fumaça é vista depois de míssil atingir Gaza nesta terça-feira
Foto: Lefteris Pitarakis / AP

O gabinete político e de segurança de Israel aceitou nesta terça-feira a proposta para um cessar-fogo com as facções armadas na Faixa de Gaza feita pelo Egito, informou o Escritório do Primeiro-ministro israelense em comunicado.

De acordo com a nota, enviada por SMS, o gabinete, que se encontrava reunido em Jerusalém desde o início do dia, aceitou suspender as hostilidades a partir das 9h locais (3h de Brasília).

O Hamas ainda não respondeu oficialmente ao acordo de cessar-fogo, mas Sami Abu Zuhri, pertencente ao alto escalão do grupo, teria afirmado que a proposta atual é inaceitável, de acordo com informações da agência AP.

Poucas horas depois do anúncio de Israel, um foguete lançado a partir da Faixa de Gaza atingiu a cidade israelense de Ashdod. As autoridades israelenses não têm notícias de feridos.

Nesta terça-feira, o Ministério da Saúde de Gaza elevou para 189 o número oficial de mortos, a maioria civis, e para mais de 1,4 mil os feridos nos oito dias da atual ofensiva militar israelense "Limite Protetor" contra o território palestino.

O número de vítimas já supera a última operação militar israelense - "Pilar Defensivo" - contra o movimento islamita Hamas em novembro de 2012, na qual morreram 166 pessoas, também civis em sua maioria, e que durou oito dias.

Os novos ataques se produziram após uma intensa noite de contatos internacionais para conseguir um cessar-fogo que leve a uma trégua definitiva, e de um novo ataque com foguetes contra a cidade israelense de Eilat, que causou uma dezena de feridos.

Proposta egípcia

O Egito apresentou na segunda-feira uma iniciativa para dar uma solução ao conflito entre Israel e o movimento islamita palestino Hamas, que estabelece a trégua entre ambas as partes a partir desta manhã, além de reuniões no Cairo, a capital egípcia nos próximos dias. O plano convocou todas as partes para "um cessar-fogo imediato", de qualquer operação aérea, terrestre e marítima.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, louvou a iniciativa do Egito e disse que espera que a proposta do país árabe ajude a restabelecer a calma na região. "Uma escalada maior não beneficia a ninguém, muito menos a israelenses e palestinos. Faremos tudo o que for possível para facilitar o retorno ao cessar-fogo de 2012", disse Obama.

O popular jornal israelense Yedioth Ahronoth antecipou hoje em sua capa que a proposta egípcia seria aceita, apesar de alguns membros do gabinete israelense serem contrários à iniciativa.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, deu boas vindas à proposta e agradeceu ao Egito por seus esforços para restaurar a calma na região, informou a imprensa local.

Os líderes do Hamas em Gaza e no exterior, por sua vez, se mostraram reticentes a aceitar a proposta do Cairo, por causa de sua relutância em concordar com um cessar-fogo antes de um acordo de trégua mais amplo.

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

Foto: Reuters

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade