PUBLICIDADE

Oriente Médio

Iraque: pai e seus 5 filhos são encontrados assassinados

Vítimas foram "encontradas na casa para a qual se mudaram há um mês"

27 fev 2015 - 14h49
(atualizado às 15h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Pessoas se reúnem em local de ataque a bomba em Bagdá. 30/01/2015
Pessoas se reúnem em local de ataque a bomba em Bagdá. 30/01/2015
Foto: Ahmed Saad / Reuters

Seis membros de uma família sunita de deslocados, um pai e seus cinco filhos, foram encontrados mortos com uma bala na cabeça nesta sexta-feira ao norte de Bagdá, informaram fontes médicas e da segurança.

"Homens armados mataram um pai e seus cinco filhos que eram de Tikrit", indicou uma fonte do Ministério do Interior, referindo-se a uma cidade 160 km ao norte de Bagdá, que é controlada pelos jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) desde o início de sua grande ofensiva, em junho de 2014.

Um coronel da polícia disse que a família precisou fugir de Tikrit, capital da província de Salaheddin, por causa da violência na região controlada pelo EI.

Segundo ele, as vítimas foram "encontradas na casa para a qual se mudaram há um mês", num bairro predominantemente xiita de Husseiniyah, cerca de 10 km ao norte de Bagdá.

Fontes médicas informaram que os seis homens foram encontrados com as mãos amarradas.

"Um dos filhos era um oficial do antigo regime (de Saddam Hussein), três ainda eram estudantes", disse o coronel.

Iraquianos comemoram fim do toque de recolher após 12 anos:

Após conseguir retomar em janeiro das mãos dos jihadistas a província de Diyala, vizinha de Salaheddin, as forças de segurança iraquianas se preparam para lançar uma grande ofensiva em Tikrit.

Milícias xiitas, que desempenham um papel fundamental na campanha do governo para reconquistar os territórios perdidos para o EI, são frequentemente acusadas de envolvimento em assassinatos de sunitas suspeitos de cumplicidade com os jihadistas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade