PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã diz ter informado EUA que rebeldes sírios tinham armas químicas

31 ago 2013 - 16h13
(atualizado às 17h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O chefe da delegação parlamentar iraniana, Allaeddine Boroujerdi, disse neste sábado em visita a Damasco que o Irã "tinha informado oficialmente os Estados Unidos" em 2012 que grupos rebeldes sírios possuíam armas químicas, segundo a agência oficial Irna.

"No ano passado, informamos oficialmente os Estados Unidos que, segundo nossas informações, os grupos terroristas (na Síria) tinham armas químicas, mas infelizmente os Estados Unidos não levaram em conta esta advertência", disse Boroujerdi, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Parlamento, que viajou este sábado de manhã a Damasco, encabeçando una delegação parlamentar.

Os Estados Unidos romperam relações diplomáticas com o Irã em 1980, depois da tomada de diplomatas como reféns na embaixada americana em Teerã; as relações entre os dois países se mantêm muito tensas por causa do programa nuclear iraniano.

Boroujerdi se reuniu com o presidente do Parlamento sírio e posteriormente se reunirá com o chefe de Estado, Bashar al Assad. "Como representante da República Islâmica do Irã, declaramos nossa hostilidade a qualquer ataque e guerra contra a Síria", acrescentou.

O Irã, principal aliado regional da Síria, advertiu para qualquer ação militar contra a Síria.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade