PUBLICIDADE

Oriente Médio

Hezbollah diz que perdeu 75 combatentes na guerra na Síria

23 mai 2013 - 08h49
(atualizado às 12h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O movimento radical xiita libanês Hezbollah perdeu 75 combatentes desde o início de sua participação na guerra civil na Síria, há vários meses, sobretudo na cidade de Qousseir, informou à AFP uma fonte do grupo.

No Hezbollah, "foram 57 mortos e outros 18 que não resistiram aos ferimentos desde o início da participação na guerra na Síria", disse a fonte.

Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), informou que 46 membros do Hezbollah morreram na cidade de Qousseir desde domingo, e outros 10 antes em outras localidades da província.

O Hezbollah participa há vários meses na guerra civil na Síria, ao lado das forças do regime de Bashar al-Assad. Primeiro declarou que desejava defender as 13 localidades sírias de fronteira nas quais vivem libaneses xiitas e depois o mausoléu de Sayeda Zeinab, perto de Damasco, local de peregrinação importante para esta comunidade.

As forças do movimento cercaram, ao lado do exército sírio, a localidade de Qousseir, perto do Líbano, e iniciaram uma ofensiva no domingo contra a cidade de 25.000 habitantes, segundo o OSDH.

De acordo com Wadah Sharara, estudiosos da organização, o Hezbollah tem 20.000 combatentes, incluindo entre 5.000 e 7.000 milicianos. De 800 a 1.200 combateriam em Qousseir.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade