PUBLICIDADE

Oriente Médio

Exército israelense detém menino palestino de 5 anos por atirar pedras

11 jul 2013 - 17h46
(atualizado às 17h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo israelense de direitos humanos acusou na quinta-feira o Exército de ter detido ilegalmente um menino palestino de 5 anos que teria atirado uma pedra na localidade de Hebron, na Cisjordânia.

Um vídeo feito pelo grupo B'Tselem na terça-feira mostra Wadi Maswadeh chorando ao ser cercado por soldados numa rua, e então colocado em um jipe militar na companhia de um palestino adulto. As imagens, divulgadas na imprensa israelense, devem acirrar o debate sobre as políticas de Israel na Cisjordânia, onde o Exército protege colonos judeus.

O B'Tselem disse que os soldados levaram Maswadeh à sua casa, onde pegaram o pai dele e retiveram os dois por mais meia hora, período em que o pai ficou amarrado e vendado. Pai e filho foram posteriormente entregues à polícia palestina, que os ouviu e liberou. Falando depois a uma TV, Maswadeh admitiu ter jogado uma pedra. Disse que mirou num cachorro, mas que sem querer acertou um carro.

O B'Tselem disse que a conduta dos soldados com o menino foi ilegal, pois a idade de responsabilidade penal em Israel e na sua jurisdição da Cisjordânia é de 12 anos. Em nota, o Exército disse que o menino estava colocando transeuntes em risco, e lembrou que mais de 150 israelenses se machucaram em incidentes semelhantes na Cisjordânia entre janeiro e maio.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade