PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA poderiam atacar Síria com mísseis na próxima quinta-feira

27 ago 2013 - 09h28
(atualizado às 11h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Os primeiros ataques com mísseis contra a Síria liderados pelos Estados Unidos poderiam começar nesta quinta-feira, informaram hoje altos funcionários da Casa Branca para a cadeia NBC.

As ações militares seriam executadas em um período curto, de três dias, e funcionariam como uma mensagem de advertência para o presidente sírio, Bashar al-Assad, depois dos supostos ataques com armas químicas perpetrados na semana passada.

A informação corrobora outra, de que potências ocidentais avisaram a oposição síria para esperar um ataque contra as forças do presidente Bashar al-Assad dentro de alguns dias, de acordo com fontes que participaram de uma reunião entre enviados e a oposicionista Coalizão Nacional Síria, em Istambul.

"A oposição foi avisada em termos claros que uma ação para impedir futuro uso de armas química pelo regime Assad pode acontecer nos próximos dias, e eles ainda devem se preparar para as conversas de paz em Genebra", disse à Reuters uma das fontes presentes ao encontro de segunda-feira.

Em entrevista à emissora BBC, o ministro de Defesa dos EUA disse que o Exército do país está pronto para agir imediatamente caso o presidente Barack Obama ordene uma ação contra a Síria em resposta a um ataque com armas químicas. 

"Nós movimentamos recursos para sermos capazes de cumprir com qualquer opção que o presidente deseje tomar", disse Chuck Hagel durante uma viagem a Brunei. Questionado se os militares dos EUA estavam prontos para responder já, Hagel disse: "Estamos prontos para ir".

Com informações das agências AFP e Reuters

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade