0

EUA bombardeiam Estado Islâmico em Sinjar, no Iraque

Os terroristas teriam sofrido várias baixas e perdido armas e veículos

21 set 2014
11h11
  • separator
  • comentários

Aviões de combates dos Estados Unidos bombardearam neste domingo posições do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) em Sinjar, na província de Ninawa, no Iraque, informaram à Agência Efe fontes curdas.

<p>Membro do Estado Isl&acirc;mico exibe bandeira do grupo terrorista em territ&oacute;rio conquistado no Iraque</p>
Membro do Estado Islâmico exibe bandeira do grupo terrorista em território conquistado no Iraque
Foto: AFP

Um responsável da Força de Defesa de Sinjar, o curdo Dawoud Yendi Kalu, disse que a aviação americana intensificou suas manobras de sobrevoo e seus ataques sobre a zona. Além disso, afirmou que os radicais sofreram "grandes baixas e perdas de veículos e armas desde ontem à noite".

Sinjar está localizada a cerca de 120 quilômetros ao oeste da cidade de Mossul, capital de Ninawa e sob controle do EI desde junho.

A cidade e as aldeias próximas foram cenário em agosto da fuga de mais de 400 mil yazidis (minoria religiosa curda) para a vizinha região autônoma do Curdistão iraquiano devido à perseguição da organização jihadista.

Os Estados Unidos começaram a bombardear posições do EI no Iraque em 8 de agosto e desde então vem tentando construir uma coalizão internacional para reforçar a campanha.

Na sexta-feira, a aviação francesa se uniu às operações militares no Iraque com seu primeiro bombardeio contra posições do grupo jihadista.

EFE   
  • separator
  • comentários
publicidade