PUBLICIDADE

Oriente Médio

Estado Islâmico libera 2º vídeo de jornalista sequestrado

Britânico John Cantlie, que já foi sequestrado duas vezes, vem sendo mantido refém por militantes do grupo

23 set 2014 - 12h40
(atualizado às 12h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Jornalista John Cantlie disse que Ocidente "dormiu no ponto e foi pego de surpresa pelo rápido avanço do Estado Islâmico"
Jornalista John Cantlie disse que Ocidente "dormiu no ponto e foi pego de surpresa pelo rápido avanço do Estado Islâmico"
Foto: BBC Brasil

Foi divulgado nesta terça-feira um segundo vídeo do jornalista britânico John Cantlie, que vem sendo mantido refém por militantes do grupo que se autodeclara Estado Islâmico.

O novo vídeo surge menos de uma semana depois do primeiro.

O jornalista foi sequestrado duas vezes em 2012. Na primeira, conseguiu escapar do cativeiro, mas depois voltou às mãos do Estado Islâmico.

Na aparição mais recente, Cantlie critica Estados Unidos e aliados, que lançaram na madrugada os primeiros ataques aéreos ao Estado Islâmico na Síria.

O Estado Islâmico matou três reféns e vem ameaçando assassinar o voluntário do programa britânico de ajuda humanitária na Síria Alan Henning.

Na segunda-feira, Estados Unidos e diversos aliados árabes lançaram uma ofensiva aérea contra os militantes na Síria.

Jornalista e fotógrafo experiente, Cantlie foi feito refém na Síria pela segunda vez. Ele havia sido sequestrado em julho de 2012, quando ficou amarrado e vendado por uma semana. Ele conseguiu escapar com ajuda do Exército Livre da Síria.

O jornalista voltou ao país no fim de 2012 e durante esta viagem acabou sequestrado novamente.

O novo vídeo, que dura em torno de seis minutos, segue o padrão do primeiro, mostrando o jornalista em cativeiro.

Vestido com uma veste da cor laranja, assim como outros reféns do Estado Islâmico, Cantlie afirma que o Ocidente "dormiu no ponto e foi pego de surpresa pelo rápido avanço do Estado Islâmico", e, embora ações tenham sido postas em prática agora, "a força e o zelo dos combatentes do grupo" foram subestimados.

"Desde o Vietnã não testemunhávamos tamanho potencial para um problema (maior)", disse

O Estado Islâmico, também conhecido como Isis ou Isil, tomou o controle de enormes áreas da Síria e do Iraque, impondo uma versão mais rigorosa do Islã e declarando um califado.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade