PUBLICIDADE

Mundo

Em meio a tensão com os EUA, Irã revela novo míssil

9 fev 2020 - 14h14
(atualizado às 14h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Raheb Homavandi / Reuters

O Irã anunciou um novo míssil de curto alcance, disse a Guarda Revolucionária do país, segundo a TV estatal, e também tentou o lançamento de um satélite que, no entanto, não conseguiu chegar à órbita, em meio às tensões com os Estados Unidos, que afirmam que o programa iraniano é uma tentativa de encobrir o desenvolvimento de mísseis balísticos.

Os anúncios vêm em um momento de alta tensão com o EUA, que mataram o comandante militar iraniano Qassem Soleimani em um ataque de drones em Bagdá no dia 3 de janeiro, levando o Irã a retaliar com um ataque com mísseis contra uma base militar dos EUA no Iraque.

O ministro iraniano de Tecnologia da Informação e Comunicações Mohammad Javad Azari-Jahromi foi citado pela televisão estatal dizendo que o satélite Zafar (Vitória) seria lançado a partir do centro espacial iraniano Semnan. 

A ideia é que a primeira imagem que seria transmitida seria a de Soleimani, acrescentou ele, mas uma autoridade do Ministério da Defesa disse que o satélite não conseguiu chegar à órbita.

Teerã lançou o primeiro satélite fabricado no Irã em 2009, outro em 2011 e um terceiro em 2012, mas pelo menos dois lançamentos de satélites falharam no ano passado.

Os Estados Unidos dizem estar preocupados com o fato de que a tecnologia balística usada para colocar satélites em órbita poderia também ser usada para lançar ogivas nucleares.

O Irã diz que nunca buscou o desenvolvimento de armas nucleares e nega que seu programa aeroespacial seja uma forma de encobrir o desenvolvimento de mísseis. Os governantes clericais do Irã disseram que o programa de mísseis do país é meramente defensivo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade