PUBLICIDADE

Oriente Médio

"É preciso um Estado palestino", diz chanceler da UE em Gaza

Ataques fazem temer uma nova de violência entre grupos palestinos neste território

8 nov 2014 - 09h48
(atualizado às 09h49)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Frederica disse que "o mundo não suportará uma nova guerra na região"</p>
Frederica disse que "o mundo não suportará uma nova guerra na região"
Foto: Mohammed Salem / Reuters

A nova chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Federica Mogherini, pediu neste sábado um Estado palestino independente durante sua primeira visita a Gaza, alertando que "o mundo não suportará uma nova guerra na região".

"É preciso um Estado palestino, este é o objetivo e esta posição é compartilhada por toda a União Europeia", afirmou durante a coletiva de imprensa em Gaza, acrescentando que "o mundo não suportará uma quarta", depois das três ofensivas israelenses nos seis últimos anos.

Este território palestinos, onde vivem confinadas 1,8 milhões de pessoas entre Israel, Egito e Mediterrâneo, se viu sacudido na sexta-feira por vários atentados contra dirigentes do Fatah, o movimento do presidente da Autoridade Palestina Mahmud Abbas.

Os ataques fazem temer uma nova de violência entre grupos palestinos neste território, onde o movimento islamita Hamas tomou o poder pela força em 2007 depois de quase uma guerra civil como Fatah.

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

Dez explosões atingem bens do Fatah em Gaza:

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade