PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel vai reabrir passagens para Gaza nesta terça-feira

Na última sexta-feira, um foguete, que não deixou vítimas ou danos materiais, foi disparado contra o território israelense

3 nov 2014 - 20h38
Compartilhar
Exibir comentários
Palestina caminha em busca de água no bairro Shejaia, no leste da Cidade de Gaza, no domingo. 19/10/2014
Palestina caminha em busca de água no bairro Shejaia, no leste da Cidade de Gaza, no domingo. 19/10/2014
Foto: Mohammed Salem / Reuters

Israel vai reabrir na terça-feira os postos de passagem na fronteira com a Faixa de Gaza, anunciou nesta segunda-feira uma porta-voz militar.

"Os postos de passagem de Erez e de Kerem Shalom serão abertos normalmente na manhã de terça-feira", afirmou à AFP a porta-voz, sem dar maiores detalhes.

Os postos haviam sido fechados no domingo, pela primeira vez desde o fim da guerra em agosto, isolando a região do resto do mundo. As autoridades egípcias também fecharam o posto de passagem de Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

O fechamento de ambos os postos de passagem israelenses tinham sido decididos depois de um disparo de foguete ocorrido na sexta-feira da Faixa de Gaza em direção ao sul de Israel.

O foguete, que não deixou vítimas ou danos materiais, foi o primeiro disparado contra o território israelense desde 16 de setembro, e o segundo desde que palestinos e israelenses concluíram um cessar-fogo em 26 de agosto - por intermédio do Egito - encerrando 50 dias de guerra.

Diante de uma onda de atentados reivindicados por jihadistas no Sinai, o Egito iniciou os trabalhos na quarta-feira passada visando à criação de uma zona-tampão na fronteira com a Faixa de Gaza. O governo do Cairo acusa os palestinos de apoiarem os atentados.

Israelenses e palestinos devem retomar em breve as negociações indiretas na capital egípcia por um cessar-fogo duradouro.

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade